domingo, julho 29, 2012

Minha origem Açoriana

Sou neta de imigrantes vindo dos Açores, pelo lado materno. Paterno tenho uma descendência misturada de alemão, italiano e polonês. Uma bela mistura não acham? Prevalece mais o lado italiano da família, barulhento , briguento, que falam todos ao mesmo tempo, e quando se reunem para comer , é tanta comida que nem se sabe por onde começar a comer.Do meu lado açoriano, vem o gôsto pelas coisas simples, o peixe assado com pirão branco, o bôlo de milho feito na fôlha da bananeira, a polenta doce ou salgada, e enfim como fomos criados muito pobres, meu pai pescava e se comia muito peixe.O café preto torrado numa tina de barro, e socado no pilão.A espera pelo cardume de tainha na praia , na esperança de ganhar alguma desde que se ajudasse a puxar a rêde.Era uma vida simples e bôa.Não se tinha Tv , nem geladeira, então minha mãe secava os peixes no sol, e a carne também nas poucas vezes que se conseguia.Esperava-se o padeiro que vinha trazer o pão para o povoado e tinha que se rezar pra ele não se atrazar muito, ou para a mula não empacar no caminho.Enquanto isso nossas barrigas roncava de fome.Mas tinha o lado gostoso da simplicidadae. os pés de laranjas , de bergamota, goiaba que a gente comia mesmo verde ,por conta da fome.Os donos das arvores frutíferas amarravam os cachorros nos pés de fruta, mas assim mesmo eu meus irmãos e amigos tapeávamos os cachorros.Enquanto um mexia com o cão, outro roubava as frutas.Eram tempos bons de verdade.As bruxas da ilha saiam a noite com as canoas dos maridos , e iam gargalhando mar a dentro enquanto seus maridos dormiam. Aqui na ilha temos nossa comunidade de bruxas. Todas somos , mas a maioria não sabem HAHAHAHAHAHAHAH !

Nenhum comentário:

Postar um comentário